sábado, 14 de maio de 2011

Após chuvas em Pernambuco, Dilma assina convênio para construir duas barragens

Recife (Pernambuco) - A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira um convênio com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para a construção de duas barragens no Estado, após a ocorrência de enchentes na semana passada na região. Os empreendimentos custarão R$ 65 milhões e deverão ajudar na contenção de alagamentos na regiões da Mata Sul e em parte do agreste pernambucano. Dilma se reuniu nesta sexta com o governador do Estado e com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
A barragem de Panelas II será construída em Cupira (PE), a 168 km de Recife. Já a barragem de Gatos será erguida na cidade de Lagoa dos Gatos (PE), próxima a Cupira. As obras já têm projetos prontos e o edital de licitação já foi publicado. As empresas vencedoras devem ser conhecidas no dia 15 de junho. As duas barragens são as primeiras de cinco prometidas pelo governo federal ao Estado.

De acordo com o estudo para a construção das barragens, a água acumulada nos reservatórios poderá ser utilizada pelos agricultores, pecuaristas e comerciantes da região. As obras devem ficar prontas até a metade de 2012 e devem beneficiar 18,5 mil moradores dos municípios de Belém de Maria, Catende e Palmares.

Segundo a Defesa Civil do Estado, as enchentes da semana passada atingiram 55 cidades pernambucanas, sendo que 26 decretaram estado de emergência e nove, de calamidade pública. O município mais atingido foi Barreiros, onde quase 3 mil pessoas estão vivendo provisoriamente em 33 abrigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.