sábado, 21 de maio de 2011

Stephen Hawking: ‘Não há céu. É um conto de fadas’


Em entrevista ao jornal inglês “The Guardian”, o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking,um dos mais consagrados cientistas da atualidade, expressou mais um de seus pensamentos enfáticos sobre religião e existência humana. Ele disse que a crença de que o céu ou uma vida após a morte nos aguarda é um conto de fadas para as pessoas que têm medo da morte.
- Eu considero o cérebro como um computador que vai parar de trabalhar quando seus componentes falham Não há céu nem vida após a morte para computadores discriminados; É um conto de fadas para as pessoas com medo do escuro, acrescentou.
Stephen Hawking, que na década de sessenta teve diagnosticada uma doença degenerativa, comentou que tem vivido com a perspetiva de uma morte prematura nos últimos 49 anos.
- Eu não tenho medo da morte, mas eu não tenho pressa de morrer. Tenho tanta coisa que quero fazer primeiro.
Ele reforçou os pensamentos publicados no livro de 2010, “The Grand Design”, no qual afirma que não há necessidade de um criador para explicar a existência do universo. O livro provocou uma reação de alguns líderes religiosos.

Kit Gay: Bancada evangélica promete ‘greve’ e ‘STF’ se for preciso


O deputado federal Arolde de Oliveira (DEM-RJ) disse que os parlamentares contrários ao materia anti-homofobia, conhecido como kit gay, irão recorrer à Justiça para impedir sua distribuição nas escolas.
Segundo a bancada evangélica os vídeos estimulam o homossexualismo, sendo contra os bons costumes da família. Eles também querem cobrar uma da Presidente Dilma Rousseff por suas promessas feitas à bancada evangélica em sua campanha presidencial.
“A Frente não vai parar de agir contra esse atentado à moral, aos bons costumes e à família brasileira. Se for preciso, vamos ao Supremo Tribunal Federal. A presidenta precisa tomar alguma medida. Vamos cobrar as promessas que ela fez na campanha às lideranças evangélicas,” afirmou Arolde.
Nesta quinta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, apesar de ter admitido que poderia revisar o ‘kit anti-homofobia’ voltou atrás e disse que não vai alterar o conteúdo dos vídeos sobre transexualidade, bissexualidade e lesbianismo. Segundo ele, apenas alterações técnicas poderão ser feitas mas não quis dar maiores detalhes.
No programa de rádio Bom Dia, na quinta-feira pela manhã, Haddad manifestou que os parlamentares da bancada evangélica estão livres para manifestar sua opinião, mas as suas sugestões poderão ser acatadas ou não pelo ministério.
“O material visa a combater a violência, que é muito grande, contra homossexuais nas escolas públicas do País. Os estabelecimentos públicos têm que estar preparados para receber essas pessoas”, defendeu o ministro.
De acordo com Haddad, o kit é dirigido para adolescentes a partir da idade de 15 anos e não será distribuído diretamente a eles, e sim aos diretores das escolas.
O vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Anthony Garotinho (PR-RJ), afirmou nesta terça-feira que o grupo decidiu não participar das votações da Câmara até que o governo recolha o kit contra homofobia do Ministério da Educação.
“Não se vota nada enquanto não se recolher esse absurdo,” disse o deputado no plenário e recebeu apoio de sua bancada. Para o ex-governador do Rio de Janeiro, o material incentiva a homossexualidade.
Fonte: ADIBERJ / The Christian Post

Das 13 unidades de integração no Grande Recife, maioria está em péssimo estado, o que prejudica quase 500 mil usuários



Nos horários de pico, a população literalmente briga para conseguir entrar no veículo. A equação gente demais e ônibus de menos fragiliza ainda mais a falta de infraestrutura dos TIs. Quando os passageiros se acumulam nas baias, porque os coletivos atrasam, o aperto dos terminais é potencializado e as confusões começam. Em algumas linhas, o jeito é forçar a entrada antes mesmo de o ônibus parar para o embarque. É uma luta diária. “Passamos por isso todos os dias. A infraestrutura é péssima, o terminal vive lotado”, criticou Dário Félix, 37 anos, um dos que na última quarta-feira tentaram invadir o coletivo.


Fisicamente, o TI que mais tem problemas é o do Barro, também localizado às margens da BR-101. Além de sujo, pequeno para os 50 mil passageiros diários que recebe, o terminal sofre com a desorganização do comércio ambulante. Barracas sujas, improvisadas com sacos e lonas velhas, se incorporaram às grades do TI. Há até ambulantes morando no local. A falta de baias para receber os passageiros é visível. Os usuários também ficam expostos ao sol e à chuva. Há buracos por toda parte e a degradação é gritante.                           

As mazelas dos terminais

Das 13 unidades de integração no Grande Recife, maioria está em péssimo estado, o que prejudica quase 500 mil usuários

Publicado em 21/05/2011, às 20h30

Roberta Soares

Superlotados, sujos e desorganizados. Essas três palavras definem bem alguns dos principais terminais de ônibus do Sistema Estrutural Integrado (SEI), modelo de transporte com integração atemporal que deu fama a Pernambuco e garante o deslocamento diário de 800 mil passageiros. Construídos do meio para o fim dos anos 80, quando o SEI foi criado, alguns dos terminais integrados (TIs) foram projetados para uma demanda de passageiros ultrapassada há muito tempo. Hoje, são quase 500 mil pessoas circulando pelos 13 TIs do SEI espalhados pela Região Metropolitana do Recife. Com exceção de dois deles, Pelópidas Silveira, em Paulista, e José Faustino dos Santos, no Cabo de Santo Agostinho, recém-construídos, o restante está apertado e sem estrutura para acomodar a quantidade de passageiros que recebe, comprometendo a eficiência da operação do sistema.

O pior deles, atualmente, é o Terminal Integrado da Macaxeira, localizado entre a Avenida Norte e a BR-101 e a principal ligação entre o Norte e o Sul do Grande Recife. Como a maioria dos TIs, sofre com a falta de espaço físico para crescer. Isso porque, no passado, foi instalado num local amplo para a época, mas que hoje tornou-se pequeno. Opera com 12 linhas, 60 mil pessoas passam por ele todos os dias e já deveria ter, pelo menos, duas novas linhas em funcionamento. Mas não há espaço para elas. Há ligações, inclusive, em que os passageiros esperam pelo ônibus expostos ao sol e à chuva.

SEG NOTÍCIAS - Médicos não podem cobrar valores adicionais


Os médicos não podem cobrar valores adicionais de seus pacientes conveniados aos planos de saúde, esclareceu o Conselho Federal de Medicina (CFM). Para entidade, a decisão da Justiça Federal contra medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça foi "uma vitória para os médicos e para a sociedade e espera, que do diálogo com os representantes das empresas da saúde suplementar, possam surgir as soluções para assegurar a devida assistência à população".
O CFM, amparado pelo Código de Ética Médica, proíbe este tipo de ação por parte de profissionais e afirma que "os médicos insatisfeitos com os valores oferecidos pelas operadoras podem se descredenciar - seguindo os critérios previstos em contratos - e preservando a assistência médica".
Na última quinta (19), a 4ª Vara Federal, em Brasília, havia suspendido a decisão da SDE que proibia os médicos de fazer cobranças adicionais por consultas a clientes de planos de saúde.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cursos gratuitos do SENAI e SENAC

Abreu e lima foi uns dos municípios contemplados com os cursos gratuitos do SENAI e SENAC.

É preciso ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, e que tenha concluído o Ensino Fundamental Anos finais (8ª série). As inscrições estarão abertas no período de 18 a 22 de Maio de 2011, no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (www.stqe.pe.gov.br).


Os cursos ministrados pelo SENAI serão realizados nas suas unidades próprias de ensino no Cabo de Santo Agostinho, e de Santo Amaro, e nos Municípios de Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e lima e Jaboatão dos Guararapes (Santo Aleixo e Curado IV).
Os cursos ministrados pelo SENAC acontecerão nos municípios de Salgueiro, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Recife, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada, Rio Formoso e Goiana, nas unidades de ensino próprias do SENAC, e ou em escolas da rede estadual de ensino


A confirmação das inscrições do(a) candidato(a), e conseqüentemente, a sua classificação às vagas ao curso pretendido será publicado no site (www.stqe.pe.gov.br) desta Secretaria, no dia 23 de maio, a partir das 17h horas, para os que vão ingressar na primeira entrada, e no dia 19 de julho de 2011, para os convocados para a segunda entrada.

Cursos em Abreu e Lima:


Carpinteiro de obras 160h 20 vagas Manhã
Carpinteiro de obras 160h 20 vagas Tarde
Pedreiro de concreto 160h 20 vagas Manhã
Pedreiro de concreto 160h 20 vagas Tarde
Pintor de obras 160h 20 vagas Manhã
Pintor de obras 160h 20 vagas Tarde


Local e horário da matrícula


Abreu e Lima - Secretaria Municipal de Habitação - Av. Nossa Senhora Aparecida nº 10 - Horário: 8h as 14h





Universidade inscreve para cursos na modalidade de ensino a distância

O período de inscrição termina em 2 de junho; entre as opções de curso, estão os de Administração, Ciências Contábeis, História, Letras, Pedagogia e Serviço Social                                                                                               
Estão abertas as inscrições para o vestibular de junho da Unopar, universidade que oferece ensino a distância em mais de 400 cidades do Brasil. Os interessados têm até o dia 2 de junho para se inscrever no site da instituição.

Em Pernambuco, os polos de ensino a distância da Unopar estão situados nas seguintes cidades: Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Araripina, Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Gravatá, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe e Palmares.

Entre os cursos oferecidos no Estado, estão Administração, Ciências Contábeis, História (licenciatura), Letras (habilitação, licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas), Pedagogia (licenciatura) e Serviço Social. Outros cursos disponíveis em Pernambuco são Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Poluição sonora é combatida no Cabo de Santo Agostinho

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho realiza uma ação de combate à poluição sonora na Avenida Historiador Pereira da Costa, umas das principais vias do município. De acordo com a secretaria, no local não é permitido a utilização de aparelhos e carros de som. Quem descumprir a lei, será punido e poderá, inclusive, ter o equipamento de som apreendido.

A assessoria de imprensa do órgão explicou que a medida tem o objetivo de medida visa conscientizar as pessoas para não proporcionarem qualquer tipo de poluição sonora na avenida, onde há templos, escolas, hospitais, clínicas médicas e outros equipamentos públicos e privados que precisam de silêncio.

Na última sexta-feira, uma blitz realizada no Centro do Cabo pela Guarda Municipal apreendeu uma moto, que estava transitando com caixas de aparelho de som, fazendo divulgação, com setas quebradas e farol apagado. O motociclista foi notificado por não estar cumprindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro e encaminhado para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. Na ocasião ele foi informado sobre os locais onde é permitida a utilização desse tipo de equipamento.

Homem é morto após provocações no Cabo

Publicado em 20.05.2011, às 07h39

Do NE10Com informações da Rádio Jornal
Um homem foi morto em um bar, localizado no bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, na noite dessa quinta-feira. José Ferreira da Silva, ao chegar ao estabelecimento, teria visto dois homens - um deles armado - e feito provocações.

Ele disparou tiros em direção à vítima, que ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Dom Hélder Câmara, no município, mas acabou não resistindo. O corpo de José Ferreira foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Adalto Santos repudia voto de aplauso para o STF

O deputado Adalto Santos protestou contra decisão do STF de legalizar a união de casais do mesmo sexo e repudiou o voto de aplauso apresentado por deputado do PV

REPORTAGEM DA FOLHA DE PERNAMBUCO DE 11/05/11

Evangélicos “chiam” com voto de aplauso ao STF

Deputados estaduais da Frente Evangélica da Assembleia Legislativa repudiaram, na sessão de ontem, o pedido do voto de aplauso que o deputado Daniel Coelho (PV) enviou, na última sexta-feira, para a Casa. O ato, segundo Daniel, é um reconhecimento na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declara que casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira garante para os heterossexuais.

Depois que o verde foi à tribuna para falar sobre o voto de aplausos, o deputado estadual pastor Cleiton Collins (PSC) usou o microfone de aparte para defender seu posicionamento. “Você critica a Alepe, critica a presidente e não pode cirticar um homossexual. Tão querendo fazer até banheiro para homossexual. Não há necessidade dessa pirotecnia”, ironizou, destacando que a própria categoria manifesta preconceito ao querer um banheiro diferenciado.

O deputado revelou que hoje, no início da tarde, a Frente Parlamentar em Defesa da Família, composta por ele juntamente com os deputados Eriberto Medeiros (PTC), Odacy Amorim (PSB), Ricardo Costa (PTC), Bispo Ossésio (PRB) e Adalto Santos (PSB), vai se reunir na Assembleia para discutir, principalmente, a questão da adoção de crianças por casais homossexuais. “A nossa principal preocupação é a adoção. Não se pode aceitar que uma criança seja adotada por um casal homossexual. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante que uma criança seja criada por pai e mãe. Não podemos burlar a lei de Deus”, enfatizou Collins.

O deputado Adalto Santos (PSB) também usou a tribuna para falar sobre o assunto. Segundo o socialista, a decisão do STF não representa a vontade popular. “A maioria do povo brasileiro não aceita tal hipótese, e a vontade da maioria deveria ter sido garantida e, a da minoria, respeitada. Naquele julgamento, houve desrespeito ao sentimento da maioria e, ainda, invasão de competência lesgilativa, pois o STF modificou deliberalmente o texto constitucional”, declarou.

Nova matéria do Jornal do Commercio destaca luta dos deputados Adalto Santos e Pastor Eurico contra a marcha da maconha

Apesar de apontar indevidamente os deputados ligados à Assembléia de Deus em Pernambuco, Adalto Santos e Pastor Eurico, como membros da Igreja Universal do Reino de Deus, o Jornal do Commercio destacou novamente em suas páginas a luta dos parlamentares contra a Marcha da Maconha. O Ministério Público ainda não se pronunciou sobre o requerimento feito na tentativa de impedir o evento. Até o final da semana deve ser dada uma posição. Confira a reportagem do caderno Cidades do JC:           

Jornal do Commercio destaca luta contra Marcha da Maconha dos deputados Adalto Santos e Pastor Eurico

O Jornal do Commercio também deu destaque hoje à luta do Presbítero Adalto e do Pastor Eurico contra a Marcha da Maconha. A expectativa é de que até o fim da semana o Ministério Público dê uma resposta sobre o pedido que foi feito para impedir a realização do evento no Recife, marcado para o próximo domingo, dia 22 de maio. Veja a reportagem!

Engarrafamento na BR-101 durou sete horas e ultrapassou os 15 quilômetros

Do NE10
Quem trabalha em Suape e mora no Recife penou para chegar em casa ao sair do trabalho nessa quarta-feira (18). Um caminhão que transportava mais de 15 mil quilos de madeira quebrou na BR-101, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, no fim da tarde, causando um engarrafamento de mais de 15 quilômetros, que só veio melhorar por volta da 1h desta quinta-feira (19) .

A carreta apresentou problema na suspensão e ficou inclinada, prestes a tombar na altura do quilômetro 82,7, do lado oposto ao prédio da Coca Cola, na entrada de Prazeres. Para fazer qualquer manobra no veículo, era necessário retirar a carga. A empresa responsável pelo carregamento providenciou outra carreta para passar a madeira de uma para outra.

Mas o próprio caminhão encarregado de solucionar o problema foi vítima do trânsito e só conseguiu chegar ao destino às 21h. Depois disso, foram necessárias mais quatro horas para que a carga fosse completamente transferida. Somente à 1h a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PE) conseguiu tirar os dois caminhões da BR.

"O caminhão ficou parado na faixa da direita. Desse lado, o acostamento não é pavimentado. Como havia muitos buracos no trecho de terra, os carros passavam precariamente. E não dava para passar pelo acostamernto da esquerda porque havia um buraco muito grande. Os veículos ficaram passando num ritmo de conta-gotas, justamente no horário de mais fluxo no nosso trecho, que é quando os trabalhadores de Suape estão voltando para casa", afirma o policial rodoviário federal Adoniran de Morais.

Os direitos dos usuários contra abusos de motoristas de ônibus

Foto: Priscilla Burh/JC As reclamações sobre queimas de paradas lideram o ranking das denúncias
Queimas de parada, descumprimentos do quadro de horário, freadas bruscas. Essas são algumas das queixas frequentes feitas por quem utiliza os ônibus do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Para quem quiser denunciar, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibiliza serviços para atender as reclamações. Melhoria e piora no serviço dividem opiniões entre os usuários.

Uma enfermeira de 53 anos, que não quis se identificar, conta que a maioria dos motoristas dos ônibus que dão acesso ao bairro onde mora, Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana, não respeitam os usuários. "Tenho
problema no joelho. Quando entro no ônibus, eles logo aceleram e isso me machuca", conta.
Ela já chegou a cair dentro do veículo e ligou para a empresa para denunciar. "Além disso, os motoristas ironizam quando a gente diz que vai reclamar ao órgão competente", afirma. Já para o aposentado José Antônio dos Santos, 65, o atendimento tem melhorado. "Antes, ele nem paravam quando um idoso pedia parada. Agora estão respeitando mais", diz.

As reclamações podem ser feitas por meio de três instâncias: ouvidoria, na página do Grande Recife Consórcio de Transporte, na central de atendimento (0800.081.0158) ou nos postos instalados nos terminais de ônibus de Santa Rita e Macaxeira, no Recife, Rio doce, em Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Pelópidas silveira, em Paulista, que funcionam das 7h às 19h. O usuário pode procurar, ainda, a sede do Grande Recife.
Principais reclamações feitas por usuários de ônibus este ano:
Queima de parada - 1.767
Descumprimento do quadro de horário - 959
Falta de urbanidade - 530
Alteração de itinerário - 235
Dirigir perigosamente - 225
Falta de atenção - 178
Tratamento inadequado com o usuário - 140
Queima de parada (idosos) - 119
Deficiência de manutenção - 109
Para fazer a denúncia, o usuário precisa ter o nome da empresa operadora, nome ou número da linha e número de ordem do veículo. Ele precisa, ainda, informar data, horário e sentido da viagem e descrever a ocorrência.
Segundo a gerente de relacionamento do consórcio, Fernanda Gouveia, quando o usuário faz a denúncia, ele recebe um registro para acompanhar o processo.

"É importante que o usuário denuncie e forneça as informações corretas para que possamos identificar os causadores do problema. A cada reclamação feita, nós enviamos uma carta para a empresa operadora, que tem dez dias úteis para nos dar um retorno com as medidas tomadas. Além disso, encaminhamos a ocorrência para a fiscalização quando a reclamação é recorrente", afirma.

A partir daí, uma avaliação é feita com as empresas a cada dois meses. No geral, as operadoras chamam atenção dos funcionários ou os substituem quando o problema é recorrente. O consórcio comunica, então, ao usuário que fez a reclamação as providências tomadas para resolver a situação.

Serviço

Reclamações:
Ouvidoria - www.granderecife.pe.gov.br
Central de atendimento - 0880.081.0158
Postos de atendimento instalados nos terminais de ônibus - Santa Rita e Macaxeira, no Recife; Rio doce, em Olinda; Cabo de Santo Agostinho; Pelópidas Silveira, em PaulistaImagem                                                                                                                       

Alagamentos preocupam pais e estudantes de escola em Jaboatão


Enem 2012 terá duas edições

Em entrevista coletiva hoje (18), a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou os dias 22 e 23 de outubro para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e que a partir de 2012  a avaliação terá duas edições. A presidente do Inep informou também o início das inscrições na próxima segunda-feira (23), com prazo até 10 de junho próximo.


Na coletiva à imprensa, a presidente do Inep anunciou ainda a primeira edição do Enem  em 2012, programada para 28 e 29 de abril, e disse que a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. “Uma avaliação por ano ainda não responde às exigências acadêmicas. É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos, pois vale a pena investir cada vez mais na educação de nossos jovens”, afirmou a presidente.

Outra novidade anunciada pela presidente do Inep é a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o controle de qualidade de todo o processo de aplicação do exame. De acordo com Tuttman, especialistas do Inmetro irão inclusive acompanhar o trabalho de impressão das provas na gráfica.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Suape terá projeto para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes

Foi realizada nesta quinta-feira uma reunião para definir as ações conjuntas que serão adotas pelo Complexo Industrial e Portuário de Suape e a Secretaria da Criança e da Juventude para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. O assunto é tema de uma série publicada no Diario de Pernambuco.
Foi decidido que Suape será o primeiro local que receberá um projeto piloto, ainda em construção, direcionado aos principais empreendimentos do complexo. O projeto será desenvolvido por uma equipe da Secretaria da Criança e da Juventude e tem previsão de ser lançando em junho deste ano.

Poluição sonora é combatida no Cabo de Santo Agostinho

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho realiza uma ação de combate à poluição sonora na Avenida Historiador Pereira da Costa, umas das principais vias do município. De acordo com a secretaria, no local não é permitido a utilização de aparelhos e carros de som. Quem descumprir a lei, será punido e poderá, inclusive, ter o equipamento de som apreendido.

A assessoria de imprensa do órgão explicou que a medida tem o objetivo de medida visa conscientizar as pessoas para não proporcionarem qualquer tipo de poluição sonora na avenida, onde há templos, escolas, hospitais, clínicas médicas e outros equipamentos públicos e privados que precisam de silêncio.

Na última sexta-feira, uma blitz realizada no Centro do Cabo pela Guarda Municipal apreendeu uma moto, que estava transitando com caixas de aparelho de som, fazendo divulgação, com setas quebradas e farol apagado. O motociclista foi notificado por não estar cumprindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro e encaminhado para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. Na ocasião ele foi informado sobre os locais onde é permitida a utilização desse tipo de equipamento

ESTADO DE PERNAMBUCO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Legislatura 17º Ano 2011
Projeto de Lei Complementar Nº 19/2011 (Enviada p/Publicação) Ementa: Ementa: Modifica a redação do artigo 1º da Lei Complementar nº 10, de 06 de janeiro de 1994 e dá outras providencias.


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO




Art. 1º O Art. 1º da Lei Complementar nº 10, de 06 de janeiro de 1994, passará
a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º - A Região Metropolitana do Recife é a unidade organizacional,
geoeconômica, social e cultura constituída pelo agrupamento dos Municípios de
Abreu e Lima; Araçoiaba; Cabo de Santo Agostinho; Camaragibe; Escada; Igarassu;
Ipojuca; Ilha de Itamaracá; Itapissuma; Jaboatão dos Guararapes; Moreno;
Olinda; Paulista; Recife e São Lourenço da Mata, para integrar a organização, o
planejamento e a execução de funções públicas e de interesse comum”.

Art. 2º A presente Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Justificativa

O Projeto de Lei Complementar que estamos apresentando, visa incluir o
Município da Escada entre os que compõem a Região Metropolitana do Recife,
atendendo desta forma, um anseio da população daquela próspera Cidade da Mata
Sul do nosso Estado.
A nosso ver o Município da Escada tem condições de integrar a Região
Metropolitana do Recife, pois atende aos requisitos básicos previstos na
legislação que regula a matéria.
Escada fica situada a uma distância de apenas 63 km da Cidade do Recife e tem
uma população de aproximadamente 65.500 habitantes, sendo nos dias atuais um
dos mais prósperos Municípios da Mata Sul de Pernambuco, por conta do
desenvolvimento de uma moderna atividade agroindustrial.
Desta forma, a aceleração do desenvolvimento sócio-econômico e cultural do
Município da Escada é a sua inclusão na Região Metropolitana do Recife, para
que sejam adotadas políticas de interesse comum no âmbito metropolitano,
visando especialmente o desenvolvimento econômico e cultural da Cidade e o
bem-estar de todos os Escadenses.
Diante do exposto, considerando-se o grande beneficio social e econômico que se
dará com a inclusão do Município da Escada na Região Metropolitana do Recife e
por uma questão de justiça, é que estamos apresentando o presente Projeto de
Lei Complementar, esperando sua aprovação pelos que fazem a Casa de Joaquim
Nabuco.

Sala das Reuniões, em 3 de fevereiro de 2011.

Everaldo Cabral
Deputado

Doze máquinas de jogos de azar são apreendidas no Cabo

A ação da Polícia Militar foi possível devido a denúncias anônimas; ninguém foi preso e o responsável pelo estabelecimento não foi encontrado


Mais um estabelecimento clandestino de jogos de azar foi alvo da ação da polícia na Região Metropolitana do Recife. Após receberem denúncias anônimas, policiais militares chegaram, por volta das 14h30 desta segunda-feira (16), à casa situada na rua da Linha, 38-C, no Centro do Cabo de Santo Agostinho.

Ao todo, foram apreendidas 12 máquinas de jogos eletrônicos do tipo caça-níqueis (foto). Ninguém foi preso e o responsável pelo estabelecimento não foi encontrado pela polícia. Os equipamentos apreendidos foram levados para a Delegacia do Cabo.      
Da Redação do pe360graus.com

Inscrições para o Novos Talentos acontecem de 18 a 22 de maio

As inscrições para o projeto Novos Talentos, parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e do Sistema S (SENAI e SENAC), começam nesta quarta-feira (17) e se encerram no próximo domingo (22). O projeto Novos Talentos oferece aos trabalhadores de baixa renda e maiores de 18 anos, 5.100 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, em sua maioria, voltadas para as áreas de interesse do Complexo de Suape. Entre os cursos oferecidos pelo SENAI estão os de eletricista industrial, caldeireiro, mecânico de manutenção e operador de processos logísticos. Já no Senac, as aulas serão para programador web, editor gráfico, cozinheiro, camareira e bartender, entre outros. As primeiras turmas têm o início das aulas marcado para o dia 30 de maio. 
As inscrições para participar do Novos Talentos acontecem de 18 a 22 de maio, neste site (www.stqe.pe.gov.br)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Qualificação

Governo do Estado v

Oportunidades fazem parte do projeto Novos Talentos

Publicado em 16/05/2011, às 11h18

Da editoria de Economia

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), lançou, na manhã deta segunda-feira, 16 de maio, o projeto Novos Talentos, que irá beneficiar 5.100 pernambucanos através de cursos gratuitos de qualificação profissional até o final do ano. As aulas serão dadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Dentre os ramos abrangidos estarão indústria, comércio, serviços e turismo. Os municípios beneficiados serão Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Salgueiro, Caruaru, Arcoverde, Rio Formoso e Serra Talhada.
As inscrições estão marcadas para o período de17 a 22 de maio, através do site www.stqe.pe.gov.br. Para a primeira rodada de turmas, estão previstas 2.140 vagas com aulas iniciadas ao fim deste mês. O restante (2.960) tem previsão para começar a chamada no início de agosto.
Dentre as qualificações oferecidas pelo Senai, estão caldeireiro, montador, eletricista industrial, mecânico de manutenção geral, operador de processos logísticos, instalador de tubulações industriais, armador de ferragens, capinteiro de obras. Já no Senac, haverá cursos de vendedor, programador de web, operador de supermercado, recepcionista, auxiliar de operações em logística, editor gráfico, cozinheiro básico, operador de telemarketing, manicure e pedicure, camareira, bartender, jardineiro, agente de informações turísticas, etc.
Poderão participar do programa Novos Talentos jovens e adultos, trabalhador empregado ou desempregado, que comprovem baixa renda, tenham, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental completo.ai oferecer 5 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação.  

Moradores do Jordão fazem prostesto.

Internacional // Redes sociais

Polícia alerta contra jogo no Facebook após jovem cair do 7º andar


Uma brincadeira da internet terminou em tragédia em Brisbane, na Austrália.

Segundo a polícia australiana, um jovem de 20 anos que tentava tirar uma foto para postar no site Facebook caiu de um parapeito do sétimo andar.

A brincadeira chamada de "planking", ou o "jogo dos deitados", atrai milhares de usuários da internet. Uma única página do Facebook contém cerca de 90 mil seguidores.

Os internautas tiram fotos de si mesmos posando de "tábua" nos mais diversos cenários. Quanto mais inusitada a situação, mais atenção o autor recebe.

Os investigadores disseram que o jovem australiano tentou se equilibrar em uma mureta de apenas 5 cm de largura.

» Leia a íntegra da matéria na BBC Brasil
Fonte: BBC Brasil

http://cabonoticia.blogspot.com/

Diante de um ótimo público (62.243 presentes), uma torcida loucamente apaixonada, mas em um gramado em condições ruins, o Santa Cruz conquistou neste domingo o seu 25º título pernambucano, dando esperanças ao torcedor coral de começar uma retomada na história do clube. Com uma derrota por 1 a 0 no Arruda, o Tricolor pernambucano confirmou a conquista, já que havia vencido por 2 a 0 no jogo de ida, na Ilha do Retiro, domingo passado. A renda do jogo foi de R$ 1.177.140,00. Além disso, o Santa impediu que o rival rubro-negro conquistasse o seu primeiro hexacampeonato pernambucano, feito exclusivo realizado pelo Náutico entre os anos de 1963 e 1968. Por isso, o Timbu, eliminado pelo Sport nas semifinais, de uma certa forma também comemora.

Dados de caixas-pretas do voo AF 447 foram preservados

Os dados das duas caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, foram preservados e puderam ser recuperados pelos investigadores franceses durante o fim de semana, anunciou hoje (16) o Escritório de Investigações e Análises, que apura as causas do acidente.

As leituras permitiram recolher a integralidade dos dados contidos no gravador de parâmetros técnicos do voo, como também a integralidade das gravações sonoras das duas últimas horas no ar. A expectativa é que a análise das informações explique as circunstâncias exatas do acidente com o avião. Segundo o órgão francês a análise do material deve durar várias semanas.

domingo, 15 de maio de 2011

Ruas alagadas atrapalham o estudo de crianças em Jaboatão dos Guararapes


Atentado em academia paramilitar mata mais de 70 no Paquistão

Ao menos 70 pessoas morreram, na madrugada nesta sexta-feira, em um atentado contra um centro de treinamento de policiais paramilitares no noroeste do Paquistão, informou a polícia local.

"Destes, 65 eram membros da polícia paramilitar de fronteira", afirma o chefe de polícia do distrito de Charsadda, Nisar Khan Marwat. Segundo o oficial, os corpos de cinco civis foram levados ao hospital de Shabqadar.

Ao menos duas explosões ocorreram quando os jovens cadetes do centro de treinamento se preparavam para pegar os ônibus para uma licença de dez dias, disse à AFP Nisar Khan Marwat."A primeira explosão foi um ataque suicida. A natureza da segunda explosão é investigada".

O massacre ocorre 11 dias após um comando americano matar Osama Bin Laden na cidade de Abbottabad, no norte do Paquistão, o que gerou a imediata promessa de vingança por parte dos talibãs, aliados da rede terrorista Al-Qaeda. Charsadda, palco frequente de atentados, está situada na porta das zonas tribais do noroeste do Paquistão, que fazem fronteira com o Afeganistão. A região é um conhecido feudo dos talibãs paquistaneses e santuário para a Al-Qaeda.

Os talibãs paquistaneses, que prometeram lealdade à Al-Qaeda em 2007, são os principais responsáveis pela onda de ataques, a maior parte suicidas, que nos últimos três anos já deixou 4.300 mortos em todo o Paquistão.