sábado, 11 de junho de 2011

Mais um porto para Pernambuco

O governo do Estado revelou detalhes, na tarde desta segunda, do projeto do porto que pretende construir, numa Parceria Público-Privado (PPP), no estuário do Rio Itapessoca, em Goiana, Litoral Norte de Pernambuco. Mas não disse ainda quanto de manguezal vai aterrar, quanto de Mata Atlântica vai desmatar e quantos pescadores vai desalojar sem ter um local para transferi-los. Tudo isso ocorreu no Porto de Suape, sendo a compensação ambiental pelos impactos quase nula, como admite o próprio governo. Agora é a oportunidade para o governador mostrar que pode, sim, construir um porto cumprindo a legislação ambiental e respeitando as populações tradicionais. É só contratar gente qualificada na área ambiental, e não técnicos especializados em driblar a legislação ambiental em favor da iniciativa privada, a exemplo da equipe da CPRH, e, claro, ter vontade política. Esta é a hora de Eduardo Campos comprovrar se internalizou mesmo na sua administração a sustentabilidade ambiental ou se a recém-criada Secretaria de Meio Ambiente é apenas de fachada, uma vitrine para mascarar os tropeços na área ambiental. Leia aqui matéria do blog de Jamildo. Abaixo, veja estudo divulgado. Projeto_porto _aeroporto_litoral_norte

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cédulas manchadas sacadas em bancos devem ser trocadas imediatamente

Depois de muito ai,ai, ai, o Banco Central (BC) editou ontem mais uma regulamentação sobre cédulas danificadas por dispositivos antifurto. Agora vale o seguinte: quando o cliente sacar cédula manchada em um banco ou terminal de autoatendimento, a instituição financeira deverá trocar a nota danificada.
“Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira”, diz o BC, em nota. Os bancos deverão enviar as cédulas manchadas ao Banco Central e arcar com os custos dos serviços de análise e reposição das cédulas danificadas.
Segundo comunicado do BC, “as medidas adotadas têm como objetivo preservar o interesse do cidadão e contribuir para inibir furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas”.
(Com informações da Agência Brasil)

A cada minuto uma criança sofre acidente de trabalho, diz OIT

Por Bianca Pyl
Em todo mundo, a cada minuto uma criança em regime de trabalho infantil sofre um acidente de trabalho, doença ou trauma psicológico, de acordo com o relatório "Crianças em trabalhos perigosos: o que sabemos, o que precisamos fazer", da Organização Internacional do Trabalho (OIT). São mais de 1.400 acidentes por dia e um total de quase 523 mil por ano. O relatório foi divulgado nesta sexta (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Para Renato Mendes, coordenador do Programa para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC, pela sigla em inglês) da OIT, esse número é preocupante principalmente porque ele é silencioso. "O Brasil e o mundo não despertaram para esse problema ainda", disse o coordenador do IPEC.

O trabalho infantil perigoso (tratado no Decreto nº 6481 de 2008, que regulamenta o Convenção 182 da OIT sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil) afeta cerca de 115 milhões de crianças em todo o mundo. A OIT estima que haja cerca de 215 milhões de trabalhadores infantis no mundo, dos quais mais da metade estão em trabalhos perigosos.
No Brasil, estima-se que o número seja de 4,2 milhões de crianças trabalhando, sendo que mais da metade executa atividades perigosas. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2011 foram afastadas 3,7 mil crianças e adolescentes do trabalho . No ano passado, 5.620 crianças e adolescentes foram resgatados desta situação.
Dacordo com Renato Mendes, o trabalho infantil não é apenas um desafio educacional. É necessário encará-lo como um problema de saúde pública, já que estas crianças se tornarão adultos doentes, o que, consequentemente, impactará na Previdência Social. "O Brasil não está preparado para enfrentar esta questão", avalia.
O número de acidentes entre crianças e adolescentes também é mais elevado do que entre adultos. As crianças não têm a visão periférica formada, e a falta de visão lateral, explica Renato Mendes, facilita acidentes. "Além disso, a pele da criança é mais fina, facilitando intoxicações ou mesmo queimaduras", afirma o coordenador do IPEC.
Piores formas
O Brasil ratificou a Convenção 182 da OIT com a Lei 6.481, que Lista as atividades consideradas as Piores Formas de Trabalho Infantil, e que são proibidas para pessoas com menos de 18 anos. As cinco principais atividades - sendo três delas atividades ilícitas (trabalho análogo ao de escravo, tráfico de drogas e exploração sexual) - que empregam mão-de-obra infantil no Brasil são agricultura familiar e prestação de serviços, como trabalho doméstico, tanto no meio urbano quanto no rural, e comércio informal.

"Na agricultura familiar se utiliza agrotóxicos de uma forma menos organizada do que em um emprego formal. Para as crianças, o uso desses defensivos trás riscos imediatos de contaminação e até envenenamento porque a pele da criança é mais fina e o batimento cardíaco mais acelerado, fazendo com que o veneno chegue a corrente sanguínea mais rápido", explica o coordenador do IPEC.

Embora o número total de crianças entre 5 e 17 anos em trabalhos perigosos diminuiu entre 2004 e 2008, o número de adolescentes entre 15 e 17 anos nestas atividades teve um aumento real de 20% no mesmo período, passando de 52 milhões para 62 milhões. Mais de 60% das crianças em trabalhos perigosos são meninos.

O problema das crianças em trabalhos perigosos não se limita aos países em desenvolvimento, de acordo com o estudo. Existem evidências de que nos Estados Unidos e na Europa também há uma elevada vulnerabilidade dos jovens para acidentes de trabalho.
Crise econômica
No ano passado, o
Relatório Global da OIT sobre trabalho infantil advertiu que os esforços para eliminar as piores formas de trabalho infantil foram abrandados, e expressou a preocupação de que a crise econômica global poderia colocar "mais freio" no progresso em direção à meta de eliminá-las em 2016.
Um ano depois, a crise econômica mundial teve um impacto direto no combate ao trabalho infantil, segundo Renato Mendes, e continua preocupante. No mundo inteiro houve uma redução nas ações. Apesar de os números do trabalho infantil continuarem caindo, o ritmo da queda foi menor do que nos dez anos anteriores. "Se continuarmos nesse ritmo, a tendência é estabilizar e até aumentar o número de crianças trabalhando", lamenta Renato.

Vaca clonada na Argentina produzirá leite materno

Um instituto argentino anunciou nesta quinta-feira a criação da primeira vaca clonada transgênica, que incorpora genes humanos com o objetivo de produzir leite com propriedades nutritivas semelhantes as do leite materno.

"A vaca clonada, que se chama Rosita ISA, é o primeiro bovino a obter genes humanos incorporados ao seu código genético, que são capazes de codificar as proteínas presentes no leite materno", disse o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) através de um comunicado.

A vaca foi apresentada em teleconferência com a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde a presidente Cristina Kirchner disse ter rejeitado a "homenagem" de ter a vaca batizada com seu nome.

"Vieram me dizer que o nome seria Cristina, mas que mulher gostaria de ter seu nome numa vaca? Por isso me pareceu mais apropriado que a batizassem de Rosita", disse a presidente.

Rosita ISA nasceu no dia 6 de abril "por cesariana, devido ao seu peso excessivo (45 kg), sendo que geralmente os bovinos da sua raça (Jersey) não passam de 22 kg", disse o organismo.

"O objetivo é elevar o valor nutritivo do leite bovino através da produção da proteína lactoferrina - que é antibacteriana e antiviral - e da lisozima - também atibacteriana", disse em coletiva de imprensa Adrián Mutto, um dos pesquisadores.

O INTA obteve a clonagem através de um trabalho conjunto com a Universidade Nacional de San Martín.

Da AFP Paris

©Copyright AFP© | Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para maiores informações sobre as limitações e restrições ao uso. 

Avô é preso em PE por suspeita de engravidar neta de 14 anos

Um aposentado de 63 anos foi preso, nesta sexta-feira (3), em Limoeiro (PE), após ser investigado por suspeita de estuprar e engravidar a neta de 14 anos. Segundo a delegada Aida Viana, a menina sofria abusos desde os 13 anos. Grávida de 2 meses, a vítima tem gestação de risco e precisou ser internada  no Instituto Infantil de Pernambuco.
"Os pais da menina costumavam deixar a menina com o avô quando não podiam ficar em casa. Eles cuidavam muito bem da filha, não questionamento sobre isso. Eles também confiavam muito no avô materno da criança", disse a delegada.
Aida explicou ainda que pediu à Justiça a prisão temporária do aposentado. "Foi também por questão de segurança dele, pois se não tivesse sido preso, ele estaria morto agora. A população queria matá-lo. Foi uma comoção muito grande aqui na cidade."
A delegada disse que o crime só foi descoberto quando a menina contou para a mãe que estava sendo estuprada, mas ainda sem revelar o autor dos abusos. "Quando a mãe soube, ficou desesperada. Começamos a investigar e descobrimos que o agressor era o próprio avô."
O aposentado foi levado para uma cela isolada da Penitenciária Ênio Pessoa Guerra, onde vai aguardar a conclusão do inquérito policial.
Outro caso
O pescador e lavrador José Agostinho Bispo Pereira, acusado de ter abusado sexualmente de suas duas filhas no interior do Maranhão, foi condenado a 63 anos de prisão após julgamento conduzido pelo juiz Anderson Sobral de Azevedo, da 1ª Vara da Comarca de Pinheiro (MA), em dezembro do ano passado.
O pescador de 54 anos foi preso em flagrante por manter a filha, de 28 anos, em cárcere privado desde 1998 e ter sete filhos com ela, em Pinheiro. Segundo a Polícia Civil, a prisão aconteceu logo após o pescador ter tentado manter relações sexuais com uma das crianças, de aproximadamente 6 anos.

Itália convoca embaixador no Brasil após decisão sobre Battisti

ROMA, 10 de junho (Reuters) - A Itália convocou nesta sexta-feira seu embaixador no Brasil após a decisão brasileira de não extraditar o ex-guerrilheiro de esquerda Cesare Battisti, condenado por quatro assassinatos na Itália, informou o Ministério das Relações Exteriores da Itália.
A decisão do Supremo Tribunal Federal de manter a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar Battisti fez aumentar as tensões nas relações entre Brasil e Itália, com várias autoridades italianas classificando a medida como uma vergonhosa violação de acordos internacionais.
(Reportagem de Philip Pullella)

Holandeses vão investir US$ 1 bi em superporto

São Paulo - Até o final deste ano, o Governo do Estado do Espírito Santo e o Porto de Roterdã Internacional irão decidir a área onde será construído um novo porto de águas profundas no litoral capixaba. A previsão é de que seja investido US$ 1 bilhão na implantação da infraestrutura do porto e da retroárea, e até US$ 12 bilhões para a instalação das empresas no condomínio do porto.

O governo do estado, no entanto, ainda não indicou uma área para a implantação da obra. "Estamos colocando à disposição dos técnicos holandeses e empresários a possibilidade de escolher de Presidente Kennedy, no extremo sul, até Conceição da Barra, no norte", explica o secretário de Desenvolvimento Márcio Félix Bezerra.

Para que as ações fossem oficializadas, o governo estadual e o Porto de Roterdã Internacional assinaram um memorando de entendimento entre o governador Renato Casagrande e os representantes holandeses, e o diretor do Porto de Roterdã, Roger Clasqui.

Entre os possíveis locais para construção, destacam-se Ponta de Ubu, em Anchieta, e Praia Mole, em Vitória. Além destas, uma área em Vila Velha, localizada na região de Interlagos e Xuri, também está sendo estudada. A área destinada ao projeto, em Ponta da Fruta, tem 50 milhões de metros quadrados para a retroárea e possibilidade de 23 metros de calado para o porto.

O gerente de Projetos Marc Evertse explicou que o projeto que os executivos de Roterdã têm em mente é semelhante ao do Porto de Sohar, construído pelos holandeses em Omã. Naquele país, o porto funciona por meio de parceria entre o governo local e a empresa Porto de Roterdã Internacional. A empresa holandesa tem participação no Porto de Sohar e também no Porto de Suape, em Pernambuco.

Shopping não tem cumprido lei de gratuidade e causa transtorno em clientes

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
09/06/2011 | 23h26 | Transtorno



Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir


Várias pessoas que estavam no shopping ETC, nos Aflitos, na noite desta quinta-feira (9), se recusaram a pagar a taxa de estacionamento ainda cobrada no estabelecimento. O shopping não tem cumprido a lei municipal 17.657/2010, que proíbe a cobrança do estacionamento em estabelecimentos com outra atividade econômica.

O estudante de direito Luiz Azuirson, 25 anos, se recusou a fazer o pagamento e conseguiu deixar o shopping sem pagar a taxa de R$ 3,50 que estava sendo cobrada pelo funcionário do guichê do estacionamento. “Sempre frequento o cinema do ETC, mas esta foi a primeira vez que estive aqui desde a decisão da Justiça. Fiquei revoltado com a cobrança e disse que não ia pagar, pois conhecia meus direitos. O funcionário, então, disse para procurarmos um encarregado no estacionamento, que autorizou a saída de algumas pessoas sem efetuar o pagamento”, contou.

No entanto, outros clientes tiveram que pagar a taxa para sair do local. A designer Danielle Ramos tinha passado por uma cirúrgia bucal em um consultório de ondontólogia que funciona no ETC e pagou os R$ 3,50 após questionar a cobrança. Ela guardou o comprovante de pagamento caso deseje solicitar reembolso posteriormente.

Em matéria publicada nesta quinta-feira pelo Diario, o delegado do Consumidor, Roberto Wanderley, disse que o representante do ETC afirmou que o estacionamento estaria sendo cobrado apenas aos motoristas que deixaram seus carros nas cem vagas estipuladas no Habite-se. “Disseram que a empresa dispõe de 200 vagas excedentes e que poderiam exigir o pagamento pelo uso delas.” De acordo com ele, o shopping foi notificado e se comprometeu a apresentar o alvará de funcionamento ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Por Anamaria Nascimento, do Diario de Pernambuco

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tecon vai contratar portuários para suape


Candidatos precisam comprovar experiência em operação de contêiner
Até amanhã, dia 08, os profissionais detentores de cadastro ou registro no Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do porto de Suape (OGMO-Suape) podem se inscrever para participar do processo seletivo para o preenchimento de diversas vagas de operador de equipamento, para desenvolver atividades de armazenagem e movimentação de cargas.

Os interessados deverão apresentar no ato da inscrição documentos que comprovem o registro ou cadastro no OGMO-Suape, certificados de conclusão do ensino fundamental e dos cursos de operador de contêiner e operador de transtêiner, carteira nacional de habilitação, categoria C, e demais documentos: RG, CPF, CTPS, PIS/Pasep, certificado de reservista, título de eleitor, certidões de nascimento ou casamento e certidões de nascimento dos filhos com até 21 anos, comprovante de residência e três fotos 3x4.

As atividades serão executadas no porto de Suape, porisso a preferência na contratação, que será por tempo indeterminado, é para os candidatos portadores de registro no OGMO-Suape.
Como se inscrever
Os candidatos devem se apresentar no OGMO-Sua­pe, que funciona na avenida Alfredo Lisboa s/nº, no bairro do Recife Antigo. O horário de atendimento é das 10h às 16h.

Marina Silva quer coletar 1 milhão de assinaturas para barrar Código Florestal


BRASÍLIA - A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva lançou hoje, durante reunião do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma campanha que pretende coletar 1 milhão de assinaturas contrárias ao texto do novo Código Florestal, na forma como foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
“A mentalidade dos brasileiros é melhor do que a do Congresso que votou esse projeto. Devemos sair daqui para ir além da agenda de conversas com líderes, partidos e com a presidenta Dilma Rousseff, para cumprir a agenda Um Milhão contra a Devastação”, disse Marina.
Segundo a ex-ministra, o esforço de coletar 1 milhão de assinaturas contra o código e de organizar manifestações públicas será fundamental para dar respaldo àqueles que decidirão sobre a forma como o novo código será aprovado.
“Tudo depende de uma sustentabilidade ética e política. Devemos fazer um esforço para dar sustentabilidade política aos senadores para que mudem o projeto. E se não der, vamos dar sustentabilidade política para que a presidenta Dilma o vete”, enfatizou Marina.
A atriz Christiane Torloni, que representa o Movimento Amazônia para Sempre, lembrou da época da campanha Diretas Já, pela redemocratização do país, movimento do qual participou. “Na época, conseguimos colocar mais de 1 milhão de pessoas nas ruas. Acho isso perfeitamente viável, para convencer aqueles que têm de ser convencidos e de constranger aqueles que têm de ser constrangidos”, disse a atriz.
“Estamos em algo semelhante ao movimento Diretas Já porque trata-se de decidir o que fazer com a democracia. Temos de avançar e não retroceder nas conquistas que já tivemos”, avaliou Marina Silva. Ela ressaltou que o Código Florestal não trata de uma questão puramente ambiental. “É o encontro da economia com ecologia”, disse a ex-ministra pouco antes de classificar a Semana do Meio Ambiente como “uma das mais tristes da história”.
Ela reiterou as críticas à violência contra lideranças rurais que há tempos é praticada na Região Norte. “Essas pessoas morreram em nome dessa legislação que corre o risco de ser revogada [caso o Senado aprove o Código Florestal assim como passou na Câmara]. [Se aprovado o projeto] acabaremos com a base legal que defende as populações. As pessoas estavam vulneráveis, mas pelo menos a lei estava do lado delas”, argumentou a ex ministra.
Integraram o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a Associação Brasileira de Imprensa e a SOS Amazônia.
Tags: código, florestal

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pastor Silas Malafaia ataca governador do Rio de Janeiro e afirma que TV Record está a favor dos homossexuais

O pastor Silas Malafaia usou o Twitter para criticar a Rede Record de televisão que não noticiou em sua programação nacional a manifestação que aconteceu em Brasília no dia 1º de junho, juntando mais de 20 mil cristãos contra o projeto de Lei 122/2006 que torna crime toda opinião contrária ao homossexualismo.

Em seu microblog, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo cobrou a emissora de Edir Macedo, da IURD, o apoio para coibir esse projeto, considerado por ele e outros líderes, inclusive o senador Marcelo Crivella (bispo da IURD) como inconstitucional.

“Parabéns a Rede Globo, Band, SBT, RedeTV, CNT, Rede Boas Novas, TV Canção Nova, TV Câmara e TV Senado pela reportagem que fizeram do evento,” escreveu o pastor.

“Agora e a TV Record? Essa emissora comprada com o dinheiro do povo de Deus está mais a serviço da causa homossexual do que do Reino de Deus,” questionou Malafaia, que organizou a Marcha da Família.

O líder da Advec pediu aos seus seguidores (que somam mais de 130 mil pessoas) que enviem e-mails ao senador Crivella pedindo explicações. “Perguntem ao Senador Crivela ( crivella@senador.gov.br) por que a Record (http://migre.me/4HL1u) não deu cobertura.”

Os internautas chegaram a criar uma hashtag no Twitter para questionar a emissora de Macedo sobre sua posição em relação ao PL 122.

“Será q a Record e o @bispomacedo são a favor da PL122 ou são tão egoístas assim? #quevergonhaRECORD,’ tuitou um internauta.

“Para não dar Ibope ao ‘concorrente’ Silas Malafaia, Record não cobre Marcha. #quevergonhaRECORD,” foram as palavras de outro tuiteiro.

Outros chegaram a dizer que a Record só pede ajuda aos cristãos quando está em guerra com a Rede Globo. “Só ficam do lado dos cristãos quando está de briga com a Globo por audiência! #QueVergonhaRecord”.

A emissora não se pronunciou sobre o caso

Ataque a Cabral


O pastor Silas Malafaia falou contra o projeto de lei (PL) 122, que tramita no Senado e criminaliza qualquer ação ou fala interpretada como preconceito ao homossexualismo. O pastor também classificou como “essa pouca vergonha” quando questionado sobre a união de pessoas do mesmo sexo, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal.

Quando questionado sobre as campanhas feitas pelo Governo do Rio, relacionadas em favor da aceitação homoafetiva, o pastor não mediu palavras. “Isso que ele (Sérgio Cabral) está fazendo é um absurdo. Por que não pega esse dinheiro dessas propagandas e faz uma campanha em favor da família? Eu vou descer o bambu nele. Vai tomar uma varada. Eu vou bater com vontade. Eu estou esperando por essa (oportunidade) há muito tempo”, disse eu referência ao discurso na Marcha para Jesus no Rio de Janeiro.

Silas Malafaia fez questão de lembrar as palavras proferidas por Sérgio Cabral referindo-se à questão do aborto. “Ele falou claramente: Quem é que nunca teve uma namoradinha que fez um aborto?”. O líder religioso ressaltou que o governador dá apoio ‘descarado’ à causa gay e afirmou que evangélicos e católicos praticantes são maioria e que merecem mais respeito.

A assessoria do governo do estado informou que prefere não se pronunciar sobre as declarações do pastor.

Fonte: Gospel+

Projeto que visa criminalizar a homofobia no País fez parte da Marcha para Jesus em Manaus

A Marcha para Jesus, evento religioso realizado no último sábado, reuniu 600 mil pessoas segundo informações do Corpo de Bombeiros no Sambódromo (Márcio Silva )

A polêmica em torno do Projeto de Lei 122, que busca criminalizar a homofobia no Brasil, foi tratada na Marcha para Jesus, evento religioso que reuniu no último sábado 600 mil pessoas – segundo informações do Corpo de Bombeiros – no Centro de Convenções, Sambódromo.
Durante a caminhada, foram distribuidos faixas, panfletos e até abaixo assinado contra o projeto.
As faixas traziam os dizeres “Não a PL 122” e os panfletos chamavam a lei de inconstitucional e pregavam a defesa da família; já o abaixo-assinado, organizado pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (OmeAM), reunia assinatura das pessoas que participavam da marcha para serem entregues às frentes políticas que discutem o assunto, reafirmando a opinião das igrejas evangélica e católica, contra a PL.
Projeto
O Projeto de Lei 122 é uma proposta desenvolvida pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), juntamente com mais de 200 organizações afiliadas, que propõe a criminalização da homofobia, ou seja, torna crime qualquer ação ou fala interpretada como preconceito ao homossexualismo.
De acordo com o pastor Valdiberto Rocha, presidente da OmeAM, o abaixo assinado será encaminhado para a Frente Parlamentar Mista de deputados federais e vereadores que estudam a Lei, questionando alguns pontos do projeto, que segundo ele são inconstitucionais e ferem o direito de expressão.
“Todos somos livres para darmos nossas opiniões, sejam elas relacionada a qualquer assunto. A PL 122 denigre a família e fere a constituição brasileira que nos dá direito de expressão. As pessoas não conhecem todos os pontos da lei, precisam ser informadas sobre todos os pontos para entender porque somos contra”, revela Rocha.
Segundo o pastor a lei se aprovada, por exemplo, permitirá que qualquer homossexual faça um boletim de ocorrência acusando uma pessoa de discriminação, levando a mesma a pena de até cinco anos de prisão, sem ao menos saber se realmente ele foi discriminado ou não, já que a lei o ampara por diversos meios.
Cerca de 200 voluntários uniformizados recolheram assinaturas durante a Marcha para Jesus. Cada um tinha uma meta de conseguir 400 vistos. Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, sob relatoria da senadora Marta Suplicy, que pretende reformular o texto depois de muitas polêmicas.
Evento superou as expectativas
A Marcha para Jesus que iniciou na Praça da Saudade, onde foi marcada a concentração, foi tomando forma de acordo com que a multidão ia ganhando as ruas de Manaus e terminou, segundo estimativas do Corpo de Bombeiros, com aproximadamente 600 mil pessoas celebrando no Sambódromo.
Segundo o pastor Valdiberto Rocha, o evento superou as expectativas da organização, o que deixou todos contentes por mais um objetivo cumprido, que era de orar e pedir bençãos pela cidade de Manaus.
“Foi uma marcha pacífica, que não reunia apenas evangélicos, mas também pessoas de outras religiões com um único intuito: celebrar a Deus”, disse o pastor. A primeira dama do Estado, Nejmi Aziz, compareceu ao evento e mostrou-se feliz por ver tantos jovens reunidos.
“Fiquei impressionada com a quantidade de jovens marchando para Jesus. Nossa juventude está aqui, hoje, celebrando e fazendo algo para o bem!”. A 1ª Marcha para Jesus de Manaus ocorreu há 18 anos, com a participação de 400 pessoas que percorreram as ruas do Centro.

Surge projeto mais ameno contra homofobia

Após a reação dos parlamentares evangélicos ao texto do projeto de lei que criminaliza a homofobia, uma nova versão da matéria é elaborada com a participação dos insatisfeitos, com mais flexibilidade, que contempla a "liberdade de expressão". Um deles é o senador baiano Walter Pinheiro (PT), que acredita faltar pouco para que se chegue a um consenso. "As alterações são necessárias para garantir que a homofobia seja tipificada como crime, pois o PL não deve interferir na liberdade de expressão e culto", disse. O PL 122 foi apresentado na Câmara dos Deputados há quase 10 anos, e foi desarquivado pela senadora Marta Suplicy (PT-SP). Ela mantém reuniões com os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Demóstenes Torres (DEM-GO), além do presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, para encontrar uma alternativa consensual.
Fonte do rss