sexta-feira, 17 de junho de 2011

Câmara dos Deputados faz homenagem aos 100 anos das Assembléias de Deus


A história e a função social da igreja evangélica Assembleia de Deus foram ressaltadas por parlamentares de diversos partidos na Câmara Federal. Em sessão solene que homenageou nesta terça-feira, 14, os 100 anos de fundação da congregação, o deputado federal Heleno Silva (PRB/SE) destacou as ações da igreja em Sergipe.
O parlamentar explicou que, graças ao fiel propósito, a Assembléia de Deus no Brasil continua enviando missionários para o exterior, bem como para o interior do país.
Atualmente, a Igreja mantém missionários em toda América Latina, América do Norte, e em vários países da África, Ásia, Oceania e Oriente Médio. “Como representante do Estado de Sergipe, meu coração se alegra nessa comemoração do centenário das Assembleias de Deus”, disse Heleno.
No que se refere ao aspecto social, Silva disse que as Assembleias de Deus promovem a leitura, com a construção de bibliotecas comunitárias, auxiliam a população brasileira com creches, orfanatos, asilos, casas de recuperação, suprindo as necessidades dos membros mais necessitados em cada comunidade, com alimentos, dormitórios, vestuário, assistência médica, além do estudo bíblico. “Algumas filiadas possuem policlínica ou mantém convênios médicos, contando, ainda, com escolas”, informou o republicano.
Assembleia de Deus
A Assembleia de Deus surgiu no Brasil em 18 de junho de 1911, por iniciativa dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Vindos dos Estados Unidos, eles haviam aportado em Belém (PA) no ano anterior, com a missão de pregar o Evangelho em uma terra distante. De Belém, a igreja se difundiu por todo o País. Hoje a instituição conta com cerca de 200 mil templos em todos os estados e aproximadamente 20 milhões de seguidores.
A congregação em Sergipe
A primeira igreja em Sergipe foi inaugurada pelo sargento Ormínio no ano de 1927, oriundo de Belém. Como primeiro pregador, promoveu a evangelização em Aracaju.
Em 1932, convidado pelos fiéis, o missionário Otto Nelson organizou oficialmente a igreja em Aracaju, com a autonomia decretada pela convenção nacional em 1949.
A segunda cidade a receber as pregações da igreja foi Propriá, sendo posteriormente propagadas aos outros municípios circunvizinhos. O crescimento continuou e atualmente existem Assembléias de Deus em todos os municípios de Sergipe.
 “O atual presidente da Assembléia de Deus no Estado de Sergipe, Pastor Virgínio de Carvalho Neto, foi consagrado no ano de 1973, aos 20 anos, e participou de missões em Madagascar e outros países. Nos dias atuais, exerce a primeira suplência no Senado Federal”, destacou Heleno.
Durante o discurso, o deputado fez referência, ainda, ao Lar Evangélico das Assembleias de Deus no Estado de Sergipe. “Foi inaugurado em 1958 como uma importante obra social, tendo por finalidade instruir, educar e prestar serviços assistenciais. Os projetos são voltados para as famílias com o objetivo de propiciar melhor qualidade de vida”, explicou.
O Lar Evangélico acolhe crianças com educação infantil  em tempo integral. Os docentes contam, também, com material didático, atividades recreativas, alimentação, auxílio familiar, atendimento pedagógico e psicológico, consultórios médico e odontológico, apoio à terceira idade com atividades físicas, cursos profissionalizantes e visitas a outras comunidades locais para realização de eventos sociais.
Que os pastores e obreiros da Igreja Assembléia de Deus continuem com o mesmo ideal dos dois missionários suecos, com desapego, coragem e esperança em Jesus Cristo ao comemorar seu centenário. “Parabéns para a Assembléia de Deus, por mais essa vitória”, concluiu Pastor Heleno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.