quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto de Ipojuca vai treinar 1 mil soldadores


O programa de formação terá um aporte de cerca de R$ 2 milhões. Os editais e avisos de convocação das inscrições devem ser lançados nos próximos dias

Publicado em 15/06/2011, às 21h23

Do JC Online

De olho nas oportunidades do setor naval, alavancadas pelo Estaleiro Atlântico Sul e pelo Promar, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a Prefeitura de Ipojuca anunciou um programa de formação profissional para capacitar 1.000 soldadores.

A Secretaria de Educação do município ainda não definiu data para lançar os editais e avisos públicos de convocação para inscrições do programa, mas garantiu que isso será feito “nos próximos dias”. No início de agosto devem começar as primeiras turmas.

O programa de formação de soldadores terá um aporte de cerca de R$ 2 milhões de recursos próprios de Ipojuca. A verba será usada, por exemplo, para custear todo o material técnico didático, fardamento, refeições e assistência pedagógica para os alunos, além da contratação de profissionais qualificados para instruir os futuros soldadores. O aluno receberá um kit com luvas, capacete, coletes e apostilas.

Cada turma terá 40 alunos. A meta é de serem formados 160 soldadores a cada três meses e 20 dias, tempo de duração do curso. Serão 368 horas/aula. As aulas serão realizadas na sede do Programa Jovem Legal, em Porto de Galinhas. Além de aulas práticas e teóricas sobre a engenharia naval e o ofício de soldador, os alunos terão aulas de português, matemática e de ética e relacionamento no ambiente de trabalho.

Os critérios para a inscrição no curso ainda estão sendo definidos. Mas, de antemão, a Prefeitura de Ipojuca já decidiu duas exigências: o candidato a uma vaga precisa ser ipojucano e ter o primeiro grau completo. A ideia é que nativos do município não percam as oportunidades de trabalho que estão surgindo e exigem capacitação profissional, mão de obra qualificada.

Leia mais no JC desta quinta-feira (16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.