segunda-feira, 9 de maio de 2011

Defesa Civil do Cabo já soma 186 famílias desalojadas e desabrigadas

A Coordenadoria de Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho informou, na manhã desta quinta-feira (05/05), que 186 famílias estão desalojadas e desabrigadas no município. Nesta madrugada foram registradas três ocorrências: um deslizamento de barreira na Rua da Barragem, em Pirapama, a queda de um muro na Rua 17, na Charneca, além de um desabamento de uma residência, no Alto do Cruzeiro. A família foi removida do local e se encontra em um abrigo provisório concedido pela prefeitura.

De acordo com a coordenadora de Defesa Civil, Ana Sandra Souza Leão, os agentes estão nas ruas vistoriando todo o município nas áreas de maiores riscos de deslizamentos de barreiras, desabamentos de casas e alagamentos. “Estamos de prontidão 24 horas por dia para atendermos aos chamados da população”, disse Ana Sandra.

Segundo ela, a previsão é de que a chuva se intensifique nas próximas horas. Por isso, o órgão orienta para que as pessoas residentes em áreas de risco fiquem em estado de alerta e informem imediatamente às autoridades em caso de algum acidente.

Resumo das ocorrências registradas nos últimos três dias:

- Desalojadas: 105 famílias
- Desabrigadas: 81 famílias
- Casas destruídas: 12
- Casas danificadas: 62
- Árvores caídas: 03
- Alagamentos maiores: Destilaria, Pontezinha, Pirapama, Engenho Liberdade, Garapu e Vila Claudete.
- Solicitação de lonas: 32
- Pessoas levemente feridas: 04
- Óbitos: Nenhum

Para outras informações ou registrar ocorrências, os telefones da Defesa Civil do Cabo são: 0800-281-8531 e 3521-6701.

MUNICÍPIO INTENSIFICA AÇÕES - A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está intensificando as ações de limpeza, construção de escadarias e pavimentação de ruas para garantir mais acessibilidade e comodidade à população e prevenir acidentes neste período chuvoso. Diversas secretarias estão trabalhando em conjunto para diminuir os impactos provocados pelas chuvas dos últimos dias.

O secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Raimundo de Sousa, informou também que todas as equipes da secretaria estão sob vigilância e dando todo o apoio necessário à Coordenadoria de Defesa Civil em benefício da população cabense.

“Estamos ajudando no resgate de famílias em situação de risco. Aqui no distrito de Ponte dos Carvalhos, por exemplo, estamos retirando as famílias que moram nas margens do Rio Jaboatão (devido ao aumento do nível da água)”, declarou o secretário. “Essas famílias estão sendo levadas para dois locais: o Gibão (quadra poliesportiva) em Ponte dos Carvalhos e na quadra da Escola Modelo de Pontezinha”, acrescentou.

SAÚDE – Com o objetivo de atender a população desabrigada do município a prefeitura acionou equipes para fazer avaliação de saúde das pessoas que se encontram nos pontos de abrigo (Gibão e Escola Modelo de Pontezinha). Na ocasião, profissionais de medicina, enfermagem, odontologia e técnicos de enfermagem estão a postos para identificar problemas e dar apoio com medicações para hipertensos, diabéticos, crianças, pessoas com gripe e febre.

SERVIÇOS PÚBLICOS – O secretário Raimundo de Sousa informou que o trabalho de contenção de barreiras, limpeza de canais, bocas de lobo e bueiros, construção e recuperação de escadarias e pavimentações de ruas estão sendo prioridade. Os serviços estão sendo realizados em áreas como o Malaquias, Alto do Cruzeiro e Torrinha.

Texto: Thainá França, Aline Vieira Costa e Raíza Muniz – Secom / Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.