domingo, 8 de maio de 2011

Monitoramento de trânsito: como as informações em tempo real chegam até você

Os brasileiros perdem, em média, três horas por dia presos em congestionamentos. E se você mora em São Paulo, esse número pode ser ainda maior.

A tecnologia não consegue resolver o problema, é claro, mas, pelo menos há recursos que tentam diminuir o estresse dos motoristas, indicando rotas e horários mais críticos. Mesmo antes de sair de casa, os usuários desses serviços podem saber como está a situação das ruas pela internet, navegadores GPS, smartphones e até TVs inteligentes.

Neste site, por exemplo, o monitoramento do tráfego é feito por meio de informações coletadas por aparelhos GPS. Eles estão instalados em 800 mil automóveis em todo o Brasil.

"O algoritmo precisa de vários veículos na mesma via para que a informação seja construída. Um veículo só trafegando em alta ou baixa velocidade não é o suficiente para ser um indicador de que a via está liberada ou não", explica Frederico Hohagen, diretor comercial do Apontador/Maplink.

Esta seguradora também oferece um serviço similar, e aproveita os mais de 400 mil GPS´s de rastreamento instalados nos carros de seus clientes para monitorar o trânsito, e ajudar os usuários a escolherem o caminho mais rápido.

"Nesta rota você pode cadastrar mais de um caminho. A partir do momento que você cadastra mais de um caminho, você tem a opção de saber em tempo real qual é o melhor naquele determinado momento", conta Rafael Caetano, gerente de canais eletrônicos da Porto Seguro.

A diferença aqui é que o usuário precisa cadastrar suas rotas mais freqüentes. A partir daí, basta ele acessar seu perfil no site do serviço para, com um simples telefonema ou um clique, saber qual é o melhor trajeto a ser feito naquela hora.

Em São Paulo, o site da Companhia de Engenharia de Tráfego oferece informações sobre o trânsito, em cada região da cidade. Para isso, eles usam centenas de câmeras instaladas em pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.