segunda-feira, 20 de junho de 2011

Campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo prossegue no município

A campanha de vacinação das crianças do Cabo de Santo Agostinho contra a poliomielite (paralisia infantil) continua até a sexta-feira (24/06), das 8h às 17h. A informação é da coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Ângela Gomes, lembrando que crianças com idade de um à sete anos também vão poder ser vacinadas contra a tríplice viral até o dia 22 de julho.

As vacinas estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) do município. Segundo a coordenadora a meta é vacinar 95% das crianças (15.280 mil contra a paralisia infantil e 17.528 contra o sarampo). Promovida pelo Ministério da Saúde, no Cabo a abertura da campanha aconteceu nesse sábado (18/06), na unidade do Programa Saúde Família (PSF) do Malaquias e contou com as presenças do casal Zé e Maria Gotinha e de palhaços que divertiram a criançada enquanto elas iam sendo vacinadas.

“É muito importante que todos os pais levem suas crianças para serem vacinadas, pois a vacina é o melhor meio de prevenção contra a poliomielite e o sarampo”, ressaltou a coordenadora.

Segundo a gerente da Vigilância à Saúde, Viviane Pina, “há 20 anos que não temos registro de casos de poliomielite no País. Estamos com o trabalho de erradicação e incentivo à campanha em todo município, dando apoio às unidades do PSF”, explicou. Quando a criança é vacinada o cartão de vacinação é atualizado e deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. Também é importante que o cartão seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível nos casos de acidentes.

A vacina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a poliomielite em todo o mundo. Já o sarampo é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo de Santo Agostinho

Fotos: Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.