domingo, 19 de junho de 2011

Holofotes Não Mais no ‘PLC 122’ Mas Sim no ‘PL 6418/05’, Jogada Política?

Encontrando um artigo da revista enfoque edição 75 do ano de 2007, uma situação muito similar à atual com relação aos projetos de lei 122/06 e 6418/05 é relatada.   
No artigo chamado “Querem nos Calar” a Enfoque relata a situação dos dois projetos que armaram uma batalha com a questão do direito homossexual.

O PLC 122, projeto de lei que prevê a criminalização da discriminação contra os homossexuais, foi aprovada facilmente. Antes que qualquer integrante da Frente Parlamentar Cristã se desse conta a lei já estava aprovada.

No momento da sessão, segundo a revista, o deputado federal pastor Pedro Ribeiro, tomou conhecimento de que o projeto se tratava de crime de homofobia.

A Enfoque relatou que ele protestou, mas já não havia mais tempo pois a votação já havia sido encerrada. Entretanto, uma rede de apoio pró-família começou a se mobilizar e o Congresso Nacional recebeu milhares de mensagens eletrônicas contra a decisão. Antes do parecer final do presidente Lula, os internautas pressionaram o senado para arquivar o projeto.

Sabendo dessa mobilização, os senadores Magno Malta e Marcelo Crivela além de representantes Conselho Nacional de Bispos do Brasil se posicionaram fortemente contra a aprovação do PLC 122/06 até que houve a paralisação do projeto no Senado.

Mas, o bloqueio temporário dessa lei não intimidou o grupo homossexual e enquanto todos os holofotes estavam no PLC 122, os esforços foram rapidamente para a execução de um substituto, o PL 6418/05.

O projeto de lei (PL6418/05) tratava das diversas formas de discriminação social no Brasil, exceto a sexual. Bastava então somente dar o acréscimo textual, inserindo no corpo do texto o item ‘orientação sexual’.

A relatora, deputada federal Janete Pietá (PT/SP), antes do recesso parlamentar, apresentou um substitutivo, inserindo o item “orientação sexual”. Rapidamente ela agilizou a votação do projeto de lei.

Novamente a votação foi discreta, mas a Frente Parlamentar Cristã conseguiu bloquear. “Apostaram que não teríamos a iniciativa ou tempo de ler e estudar o novo relatório durante o recesso”, disse o deputado Henrique Afonso.

Em entrevista, o senador Magno Malta afirmou: “A minha frase é esta: no Senado, será um massacre!” contando que a votação do Senado contra o projeto seria esmagadoramente superior à votação favorável.

Apesar de serem poucos os representantes evangélicos no Senado, Malta enfatizou que a causa não é só dos evangélicos, mas sim dos espíritas, dos ateus, e a CNBB também não quer.

“Não podemos ter medo desse debate. Inclusive, vou preparar uma emenda para que os espíritas tenham o mesmo privilégio, para que os evangélicos tenham o mesmo privilégio, para que todas as classes discriminadas tenham o mesmo privilégio...” disse ele na época.

Hoje o impasse continua, após uma grande batalha com a questão da PLC 122, a mesma foi retirada de pauta, e me meio ao silêncio desta, surgiu novamente as discussões sobre o seu substituto PL 6418/05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio.